sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Hoje é dia de festa

O título me fez lembrar uma música se não me engano da autoria de Arnaldo Antunes, na voz de Elza Soares. Está naquele CD “Do cox ao pescoço”. Conhecem? É um dos melhores da carreira dela. Me-mo-rá-vel!!!

E é nesse clima de festa que estou neste momento. Primeiro por ser sexta-feira. Amo as sextas-feiras. E pensar que à noite eu dou aulas: antropologia, para estudantes de Direito. Nunca me passou pela cabeça trabalhar com pessoal de Direito, mas está sendo uma experiência bacana. Trabalhar sexta-feira até as 22h00min horas não quebra o clima festivo porque eu gosto de dar aulas. Melhor: gosto de trabalhar. Melhor ainda: gosto de ganhar dinheiro. E honestamente! ´

E por acaso hoje estréio o blog, um projeto antigo que o tumulto cotidiano foi protelando, protelando e, de repente, pimba, criei o blog! Simplesmente assim, sem grande planejamento. Aliás, sem planejamento algum. Estávamos, eu e Claudete Jaudy, em frente à tela do computador quando tive a idéia de acionar esse mecanismo que me possibilita estar aqui.

Legal que depois da aula irei à festa de Nossa Senhora do Rosário, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Irei com Antonieta. Ela descolou os convites pra gente: 40 paus, uma baba! Estou contando as horas. Será um jantar, certamente com cardápio regional. Adoro a comida mato-grossense: Maria-izabel, farofa de banana, munjica de pintado...huuummm...

As celebrações à Nossa Senhora do Rosário herdamos dos negros de etnia banto. Aqui em Cuiabá, porém, esse caráter africano tornou-se praticamente invisível, ao passo que existe em outras regiões do país um movimento ressaltando essa especificidade cultural. Quem sabe esse movimento não chega por aqui?

Aproveitando esse clima festivo de estréia, publicarei logo abaixo um texto sobre festas religiosas cuiabanas, feito para a Secretaria Municipal de Cultura já há alguns anos, na gestão de Glorinha Albuês.

À propósito, a imagem que abre este blog é da autoria de Vitória Basaia, feita especialmente pra mim quando completei 44 anos, não faz muito tempo assim. Sou eu, caracterizado como São Benedito, com destaque para o Terceiro Olho. Ficou massa, né? Grande Basaia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário