sábado, 26 de setembro de 2009

Cuiabanada reunida


A festa de Nossa Senhora do Rosário começa neste domingo. É uma tradição que remonta ao surgimento do núcleo urbano, quando os escravizados construíram uma capela para ela, juntamente com São Benedito. José Barbosa de Sá, o nosso primeiro cronista, registra esse importante momento da religiosidade de nossa gente.




Em outros Estados brasileiros seus festejos são marcados pela Congada. Aqui em Cuiabá também foi assim. No entanto, essa dança dramática desapareceu na capital, permanecendo ainda hoje, não por acaso, em territórios negros, como o Quilombo de Mata Cavalo e o município de Vila Bela da Santíssima Trindade.




No lançamento oficial da festa, sexta-feira à noite, no Hotel Fazenda Mato Grosso, eu esperava me fartar de comidas tipicamente mato-grossenses, mas não me decepcionei com as opções de massas. Tinha um risoto também, que estava uma coisa. Enfim, foi uma noite agradabilíssima, com música ao vivo e uma canja de Caçula do Pandeiro, acompanhado pelas crianças alunas suas. Belo trabalho social desse jovem artista, que reúne a garotada em sua própria casa para ensinar-lhes dança e música. O rei deste ano, Benedito Rubens(na foto, comigo), recepcionou a todos com a alegria e a hospitalidade peculiares à gente cuiabana. Foi ótimo estar entre os meus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário